Sejam bem vindos, contamos com suas orações e contribuição para a realização desse projeto

Viña del mar


Informações sobre Viña del mar

Dados atualizados em 2010
População Total: 291.602  Homens: 139.901Mulheres 151.701
 
  Viña del Mar
É uma cidade e comuna do Chile pertencente à província e à Região de Valparaíso, juntamente com outros centros urbanos, a cidade faz parte da conurbação da Grande Valparaíso. Localizado na Costa Central, perto da desembocadura do Marga Marga ao Oceano Pacífico.
Nomeada como o Cidade Jardim por suas muitas áreas verdes, excelentes hotéis e resorts maravilhosos, é a zona mais turística do Chile.

As Orígens
Indo para atrás no tempo, até a época colonial, o primeiro propietário do terreno que na atualidade e conhecido como Viña del Mar foi Fransisco de Riveros, quem obteve por designação (terras entregadas como premiação de uma conquista) de Don Pedro de Valdivia. Cuando ele morreu o sitio foi herdado por seu filho Alonso que plantou uma extensa vinha perto do mar e por esse motivo foi batizado como Viña del Mar. A viúva de Alonso doou o terreno aos jesuítas que quando foram expulsos do Chile deixaram o controle do território nas mãos de Fransisco Cortes e Cartavio.
Nos inícios do século XIX , o prédio já tinha novos donos, Juan Antonio de la Carrera e sua esposa Nicolasa Aguirre Boza quem venderam o sitio ao comerciante português don Francisco Salvador Alvarez. O maior mérito de Alvarez foi que uniu as duas fazendas mais importantes da zona: a de Viña del Mar, no litoral, e a fazenda chamada “ 7 hermanas”, que estava situada nos morros. Sua esposa, Dolores Pérez, era uma apaixonada das plantas e da vegetação e desde Valparaíso mudou-se para a nova fazenda criando ali um exótico parque, hoje conhecido como Quinta Vergara. Quando eles morreram, a sua filha Mercedes Alvarez herdou o terreno.
Na década do 50 começou a se estudar a possibilidade de que o trem que chegava até Valparaíso também passasse por Viña del Mar. Para lograr isso foi nomeado o engenheiro José Francisco Vergara quem teve como missão estudar o trajeto que passaria justamente pela fazenda da Dona Mercedes. Disse se que surgiu um grande amor entre eles que fez que se casaram ao pouco tempo.
Na década do 50 começou a se estudar a possibilidade de que o trem que chegava até Valparaíso também passasse por Viña del Mar. Para lograr isso foi nomeado o engenheiro José Francisco Vergara quem teve como missão estudar o trajeto que passaria justamente pela fazenda da Dona Mercedes. Disse se que surgiu um grande amor entre eles que fez que se casaram ao pouco tempo.
É deste jeito que José Francisco Vergara passou a ser o dono de Viña del Mar y para ele estariam reservados os direitos da fundação da cidade. Anteriormente F. Salvador Alvarez tinha tentado fundar a cidade mas o prefeito de Valparaíso, Francisco Echaurren não lhe deixou dado que desde seu ponto de vista não se davam as condições necessárias. No en tanto, para 1874 o mesmo prefeito lhe permitiu a Vergara fundar a cidade.
Depois disso, desde Santiago e Valparaíso chegaram as famílias com vontade de obter um prédio como casa de lazer nessa nova cidade dado que todos adoravam a beleza da sua paisagem cheia de flores, arbustos e árvores frutais acompanhadas das calmas ondas do mar.
Desse jeito e graças às facilidades de acesso que o trem fornecia, o vale de Viña del Mar foi aumentando a sua cotização como alternativa para fazer passeios pelo campo, corridas de cavalos e também passar grandes tardes na praia.
O numeroso afluxo de gente fez que cinco anos depois da fundação oficial da cidade fosse criada a Prefeitura, o Sporting Clube e o Gran Hotel, que hoje em dia já não existe mais.
Outro acontecimento que estimulou o poblamiento desta cidade foi o terremoto que afetou Valparaíso em 1906, ele acabou com o porto e fez que os habitantes tiveram que se mudar à otras zonas da região para começar uma vida nova.
O século XX tem sido muito significativo para Viña del Mar já que ele marcou o incio de um crescimento que se manterá no tempo. Numerosos imóveis, hoje em dia emblemas de uma época de elegância e luxo, foram construídos na cidade. Grandes residências que nem a Quinta Rioja, a Quinta Vergara e a residência Carrasco. Apois disso, contando com o apoio do Fisco, construíram o Treatro Municipal, o conhecido Hotel O’Higgins, o palacio presidencial “Cerro Castillo”, o Cassino municipal e o camino costeiro à Concón. Depois vieram as habilitações das avenidas Marina e Perú.
Viña del Mar está crescendo a passos agigantados, sendo o turismo o fundamental apoio para isso, e nós não podemos fugir da sua maravilhosa paisagem, da sua encantadora fisionomia e arquitetura e das variadas alternativas de dia e de noite de entretenimento e cultura que oferece a quem a visita. Por todos esses motivos a cidade aparece como um incrível lugar para morar e também para descansar e desfrutar as férias com a família.
Demografía
De acordo com dados coletados pelo Censo 2002, do Instituto Nacional de Estatística, o município tem uma área de 122 km ² e uma população de 286,931 habitantes, dos quais 136.318 são mulheres e homens 150,613. Viña del Mar abarca 18,63% da população total da região. 100% da população é urbana.

Economía
Viña del Mar tem o maior número de empresas na cidade de Valparaiso, para que, juntamente com outros municípios de Santiago, está se tornando um dos lugares favoritos pelos empresários para fazer seus investimentos. A revista Forbes considera como um dos resorts mais exclusivos da América Latina, ao nível de Punta del Este, no Uruguai, no sul do Chile Pucón e Mar del Plata, na Argentina.
Atualmente o distrito é considerado como um dos lugares mais prestigiados para fazer negócios na América Latina, prova disto é que o jornal francês Le Monde classificado Viña del Mar no circuito latino de "classe alta ", uma honra compartilhada com cidades como Veneza, Miami, Southampthon, Monaco e Beverly Hills. Em 1997 foi feito a primeira Semana de Moda de Viña, considerado um dos principais eventos de alta costura em America Latina, juntamente com os de Buenos Aires, Santiago, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cultura
Viña del Mar tem uma grande variedade de museus e eventos culturais que fazem da cidade um lugar conhecido dentro e fora do país. O Museu Artequin Vina del Mar, localizado no Parque missão Potrerillos Vina del Mar tem como missão levar crianças e jovens da região para as Artes Visuais de uma maneira divertida. O Museu ao Ar Livre em Vina del Mar [1], inspirado na poesia de Gonzalo Villar e localizado no Morro do recreio, tem uma expressão interessante de arte contemporânea, vinculada à Galeria Casa Verde [2] Festival Internacional de Cinema Vina del Mar é considerado um dos festivais de cinema mais importantes do Chile e da América Latina. A Quinta Vergara anfiteatro foi construído em 1960 e totalmente reconstruída nos primeiros anos da década de 2000. Há também a Vergara Palacio, com uma galeria arte maior. As árvores são colocadas em torno de várias espécies exóticas, introduzida ali no século XIX foi ainda o Tesouro das Sete Irmãs. O Teatro Municipal de Viña del Mar, localizado em frente da Praça de Viña, é um centro de eventos culturais e artísticos de primeira importância no Chile. Na quadra vizinha também está um clube tradicional e imponente clube de Viña, com uma bela fachada clássica. O Museu Naval é um museu a céu aberto, O museu de canhões localizados na reta Jorge Montt (que comunica Vina del Mar como o balneario Las Salinas con Reñaca), cuja praia expõe várias peças de artilharia, em frente das instalações da Armada de Chile. O museu Fonk , localizado a 4 Norte, é um museu que exibe artefatos arqueológicos do Chile, principalmente das culturas Mapuche, Rapa, Nui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...